28 de mar de 2013

LightBox do Blogger parou de funcionar - o que fazer?

Na semana passada, a opção de exibição de imagens Lightbox, função que serve para mostrar imagens em tamanho original do Blogger, parou de funcionar parcialmente.

Vários donos de blogs estão sofrendo este pequeno problema, e que agora as imagens exibidas em tamanho original, estão agora a ser exibido em uma janela de navegador normal. Ou seja é necessários voltar ao ecrã do blog, em vez de aparecer a sobreposição do fundo preto com os misterioso "x" que fecha a sobreposição. Até o momento o problema está afetando todas as imagens dos blogs afetados.
                                     
                                  

Se você estiver passando por esse mesmo problema, nos estamos recomendando que poste no fórum oficial no respectivo tópico:

A Funcionária do Google +Jessica Pelegio está coletando todas as informações, uma vez que não é um problema geral, mas sua participação é fundamental. Pois assim podemos ver o que podemos fazer.

Até o momento, não conseguimos obter nenhuma informação precisa por parte da equipe, o que podemos fazer é apenas aguardar, qualquer coisa eu aviso vocês aqui!

Bom, estudando um pouco este caso eu consegui encontrar uma solução temporária para este erro, se você estiver passando por este mesmo problema segue abaixo o pequeno tutorial onde faz com que a função volte a funcionar novamente:

É Necessário que você acesse seu painel de controle em seguida, vá na aba de : "Modelo" -> "Editar HTML" depois clique em "expandir modelos widgets."

Procure por esta tag em seu blog : ( </body> ), e abaixo do código cole esse pequeno trecho:

<script src='http://www.blogger.com/static/v1/jsbin/4235842921-lbx__es.js' type='text/javascript'/>

Depois é só salvar, e pronto!

Como pode ver na imagem abaixo, o tutorial deu certo aqui no IB, estávamos passando por esse mesmo problema, mas graças ao código, o problema foi solucionado. Acompanhe abaixo;
                                  
                                 

O trecho de código em questão está hospedado em "blogger.com", por isso é seguro. E, não é difícil acrescentar - ou remover. Dito isso, eu não tenho ideia se ele pode entrar em conflito com outro código - algo assim é possível. É ligeiramente mais confiável do que o código de terceiros.

Importante - Esta é uma solução temporária, que devemos esperar uma resposta por parte da equipe. Espero que ajude vocês. É super importante o seu FeedBack deixe eles nos comentários. E a postagem pode ser atualizada a qualquer momento.


INFORMAÇÃO: Hoje 02/04/2013, foi atualizado este pequeno Bug na plataforma. Se você que sofreu com ele, e seguiu este tutorial para voltar a funcionar a LigthBox, com o script acima, recomendo que remova o código. Pois já está tudo normal com a Ligthbox no Blogger.


Obrigado!

Novo ReCAPTCHA nos comentários e compartilhamentos de sites e blogs

Foi lançada recentemente (17/12) uma novidade pela equipe de segurança do Google, mas precisamente para os comentários e compartilhamentos p...