Pular para o conteúdo principal

Plágio:O E-book da Blogosfera legalizada

Muito se tem falado sobre plágio, entretanto, sua prática vem aumentando a cada dia.
Infelizmente o tema “Plágio” é algo que tem deixado vários blogueiros desapontados.É um mal que pode ser evitado.

A violação aos Direitos Autorais, mesmo que não levado a um tribunal, é uma atitude condenável! Mas infelizmente, é um pena isso não ser evidente a todos, principalmente na Blogosfera.

Devemos ficar sempre atentos em relação a este assunto, evitar que um simples ato seja tipificado como crime e com isso você se torne um criminoso na rede.
Pensando em informar melhor os blogueiros sobre seus direitos e seus cuidados com relação ao conteúdo de seus blogs, fornecendo-lhes dicas para melhor entendimento sobre o assunto, eu (Vanessa) e o Gustavo Freitas tivemos a ideia de lançar um e-book abordando, exclusivamente, o tema sobre plágio, e com a colaboração de vários blogueiros foi elaborado o E-book ““Plágio: O E-Book da Blogosfera Legalizada”. O resultado pode ser conferido no final desse artigo no link para download.


Este e-book colaborativo é o resultado do trabalho de uma equipe formada por 13 blogueiros, que contribuíram e colaboraram com excelentes artigos, abordando os principais pontos a respeito do tema plágio, como evitá-lo e como combate-lo.
Segue abaixo a relação de autores, em ordem alfabética:


Sumário do E-book;

1. Introdução
1.1 Objetivo do e-book colaborativo
1.2 Apresentação dos autores
1.3 O que é plágio?
1.4. Plágio é crime?
1.5. O que o plágio pode fazer com sua imagem
1.6 Como participar do movimento contra o plágio
1.6.1 Portal Blogosfera Legalizada
1.6.2 Grupo contra o plágio no Facebook
2. Como evitar ser plagiado
2.1. As Licenças Creative Commons
2.2 Termos de uso no blog
2.3 Plugins para evitar o plágio (WordPress)
2.4. Ferramentas e sites para descobrir plágio
3. Como denunciar o plágio
3.1. O papel do governo e da justiça no combate ao plágio
3.2. Plataforma Blogger
3.3 Plataforma WordPress.com
3.4 Plataforma Tumblr
3.5. Sites e blogs com hospedagem própria
4. Como produzir conteúdo de qualidade
4.1 Entenda do assunto que irá abordar em seu blog
4.2 Sites com imagens gratuitas para seus artigos
4.3 Como incentivar seus visitantes a não cometer plágio
4.4 Porque os blogueiros iniciantes cometem tanto plágio
5. Conclusão


Ajude a divulgar o e-book

Bom pessoal,como podem ver eu copiei este conteúdo do Mundo Blogger,mas fiz isso pensando no bem de todos,e apenas compartilhando um tema bastante importante,para todos os blogueiros que estão iniciando assim como eu,mas eu já tenho bastante experiência no ramo,e estou compartilhando,para o bem de todos,e você que quer saber mas sobre este assunto,visite o texto original da Blogosfera legalizada tratando do assunto,e baixe seu e-book diretamente de lá,de seu texto original.

Créditos:Queria aqui deixar todos meus devidos créditos a grande iniciativa dos blogueiros,que estão na participação desse e-book,e principalmente a Vanessa S. por esse grande passo,e espero que venha a ter bastante sucesso.

Comentários

  1. Olá Magno, eu também publiquei um artigo sobre esse e-book, e também já estou a ler o mesmo, parabéns pela iniciativa.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Caludio Luiz

      Exatamente,pois esses tipos de artigos,devem ser compartilhados,para que vários "blogueiros",principalmente os que estão iniciando,saiba que Plágio,é uma coisa séria,e que vem se espalhando por toda a blogosfera,infelizmente.Mas pelo menos estou fazendo minha,parte divulgando um tema super importante.

      Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  2. Olá Magno.

    É um e-book de grande qualidade, recomendo a leitura a todos, eu comecei a ler ele hoje e estou gostando muito.
    Parabéns por divulgar este e-book que é muito importante para pelo menos diminuir este ato tão infeliz que é o plágio.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Herlan

      Também, já realizei minha leitura,e gostei bastante.
      Não tem como não divulgar,um artigo desse tão importante,tratando de assunto,bastante discutido no mundo da blogosfera.

      Obrigado pelo comentário! =)

      Abraços,

      Excluir
  3. Olá Magno Moraes.
    Eu também tenho um post que escrevi alguns meses atrás sobre o plagio, foquei bastante na parte (Ctrl+C e Ctrl+V - copiar e cola) pois frequentemente venho sendo vitima de plagio.
    também fis um post falando passo a passo de como denunciar plágio ao Google.
    Tenho uma dica pra vocês pra saber quem plagiou o seu blog, observe:

    Copie uma pequena parte do texto que você escreveu na sua postagem no máximo 2 linhas, em seguida acesse o mecanismo de busca (Google) e (cole o texto) para pesquisar, se o texto que você escreveu aparecer em outros blogs é por que o conteudo foi duplicado.

    eu sempre fiz issso e já descobri vários blogs que vem me copiando, e deu certo.
    Valeu...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Obrigado pela dica,acredito que vai servir de ensinamento aos meus leitores!

      Obrigado mais uma vez! :)

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

5 dicas para rentabilizar seu blog e ganhar dinheiro

Muitos blogueiros querem encontrar uma forma de gerar rendas de seus blogs. Outros não sabe como fazer e nem por onde começar. Neste artigo irei publicar 5 dicas para rentabilizar seu blog e começar trazer algum dinheiro de seu trabalho de blogagem. Espero que as dicas sejam úteis. É muito importante se atentar e seguir todas os 5 passos tudo certinho para n]ão cometer error, são dicas simples, com um efeito tão grande quando é botado em prática, então não disperdiçe-as! 1- Publicidade Incluir anúncios em seu blog é a maneira mais óbvia de seus esforços de blogueiro. Os anúncios podem vir em formas de link de texto, banners, e opções de publicidade disponível que você pode facilmente obter lucros através de programa de afiliados como o Google Adsense que é um dos programa de publicidade mais comum disponíveis para blogueiros, claro que existe muitos outros. Claro que aqui eu não irei falar, pois estou apenas abordando o tema, no qual você possa saber de onde também é possíve

2 e-books grátis

Recentemente, tive a honra de poder participar de dois e-books. Sempre quis participar de um, mas nunca tive a sorte, como sempre gosto de participar de promoções em blogs por aí, tive a sorte em dobro! No artigo de hoje, mostrarei a vocês dois sensacionais e bem elaborados e-book, onde você possa receber um total conhecimento, transmitidos por diversos blogueiros, e alguns parceiros aqui do Informação Blogger. Primeiro e-book Há alguns meses atrás meu querido amigo  Gustavo Freitas , lançou um desafio aos blogueiros, e como disse anteriormente, que sempre participo de desafios, não pude deixar de participar desse, e no desafio, tínhamos que escrever " a importância do feeds e feedburner para um blog" , fiz minha parte e meu artigo foi pra lista dos artigos! E como a sorte estava do meu lado neste dia, também tive a honra de participar do e-book. Você pode baixar gratuitamente este e-book clicando na imagem abaixo, e tenha todo o conhecimento da importância dos

Personalize o Google+ seguidores do Blogger

Já tá sabendo? Foi postada uma nova atualização do gadget de seguidores do Google+,agora você que possui um blog no Blogger e tem este gadget instalado,você pode personalizar,deixando assim ainda mais bonito para você seus leitores e seu blog. Leia também >  Conheça o Novo Gadget de seguidores do Google+ para o Blogger O Gadget tem duas opções,de personalização para o Google+ seguidores: 1- Primeiro você tem uma pequena prévia de como fica o gadget antes de ser instalado,em seu blog.Você pode ver verificando a imagem abaixo;  2- Agora você pode redimensionar a janela e configurar para diferentes cores de fundo do seu blog, por isso esta opção fica melhor em modelos personalizados. Na personalização você tem as opções de ajustar o tamanho do gadget: Automaticamente ou Manualmente. E mais em baixo a cor do tema, você terá também duas opções : Texto em fundo escuro e Texto em Fundo Branco Espero que esta atualização, seja útil e ae o que acharam da atuali