PAS: A fórmula para escrever e-mails

Escrever artigos, posts e mesmo o conteúdo para o seu email é uma atividade que demanda tempo, atenção e criatividade. É preciso reter a atenção das pessoas, engajá-las e fazer com que cumpram o objetivo da sua ação. É uma tarefa difícil, que exige muito dos profissionais de marketing responsáveis pelas campanhas.

Com o crescimento do conceito de marketing de conteúdo, técnicas para escrever textos tem sido divulgadas, uma delas é o PAS – Problema, Agitação, Solução – uma tradução de Problem, Agitate, Solution. Essa fórmula já apareceu e é considerada uma das principais formas de pensar o conteúdo, seja descrição de produtos, textos para um website ou mesmo o texto do seu e-mail.


PAS

Problema: identifique um problema do seu público alvo e comece com ele. Pode ser na forma de uma pergunta ou uma suposição. Digamos que você está enviando uma campanha oferecendo um ebook sobre design responsivo, o problema do seu público pode ser que suas páginas não estão convertendo porque não são acessíveis em dispositivos móveis.


Está perdendo visitas no seu site por não ser responsivo?

Agitação: esse é o momento no qual você deve explorar o problema que propôs, explicando como as pessoas poderão aplicá-lo no seu contexto, de negócios ou pessoal. Continuando no exemplo do ebook sobre design responsivo, depois da pergunta você poderia incluir:


É inegável a importância que os dispositivos móveis possuem hoje em dia, e estar preparado para esse público é muito importante. A experiência de acessar uma página que não está adaptada para essas telas menores pode ser muito frustrante e você pode perder clientes e leads.

Solução: o terceiro passo dessa formula é propor uma solução. Depois de chamar a atenção para o problema, explicá-lo, mostrando como ele pode impactar na vida dos seus destinatários, é a hora de propor uma solução. 

Benefícios de usar a fórmula PAS

Usar a fórmula PAS para montar posts e artigos pode beneficiar seu dia a dia como produtor de conteúdo: é uma boa forma de poupar tempo e de organizar o dia a dia da produção de posts para redes sociais e emails promocionais, aumentando a sua eficiência. De acordo com o Copyblogger, dá à sua leitura “consistência, precisão e persuasão”.

Transportando essa fórmula para email marketing, pense em como aplicá-la considerando os elementos da sua mensagem. É possível pensar no problema como a sua linha de assunto, a agitação como o texto do email e a solução a parte que precede o seu call-to-action. Essa é só uma das aplicações possíveis, o importante é ter em mente que um email organizado pode ajudar suas métricas de abertura, cliques e conversão.

Que tal colocar essa fórmula em prática? Faça alguns testes, acompanhe a diferença com o tempo e compare os resultados. fonte

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