Pular para o conteúdo principal

6 Dicas Fundamentais para Garantir a Segurança do Seu Blog

A imensa maioria dos empreendedores que trabalha com marketing de afiliados utiliza-se de blogs para gerar conteúdo, atrair clientes de qualidade e melhorar os resultados das vendas. Justamente por serem ferramentas tão importantes, os blogs também são alvos constantes de ameaças. Vírus que danificam o funcionamento da máquina do host onde o blog está hospedado, hackers que roubam dados cadastrais e até invasores que desconfiguram ou apagam a página pelo simples prazer da invasão. Felizmente, há estratégias de prevenção para cada uma dessas situações.

O segredo é utilizar os instrumentos certos para manter a página segura sempre. Quer saber mais? Separamos uma lista com 6 dicas fundamentais para garantir a segurança do seu blog. Confira!


1. Contrate um Serviço de Hospedagem Confiável

Poucos empreendedores preocupam-se em verificar a confiabilidade do servidor de hospedagem do blog. Normalmente, o preço é o grande fator decisivo para a contratação. Essa, no entanto, pode ser uma cilada! Na hora de definir o host, faça uma pesquisa e verifique se o mesmo é seguro.

Para identificar se a empresa de hospedagem é confiável, verifique se a mesma oferece serviços como encriptação, que consiste na transformação de dados em cifras para protegê-los de acessos não autorizados, e certificado SSL (Secure Socket Layer), protocolo que fornece segurança de navegação.

Links úteis:



Informe-se também sobre a reputação do host. Procure saber se já houve ataques no passado e como os problemas foram enfrentados. Se possível, consulte pessoas que utilizam o servidor para saber se estão satisfeitas.
2. Evite o Usuário “admin”

Quando o empreendedor abre o blog, geralmente, define o usuário padrão “admin” para trabalhar. Esse login, no entanto, é inseguro justamente por ser tão popular. É muito importante usar um termo criativo para dificultar a ação de hackers e de robôs programados para fazer as chamadas invasões por força bruta — acessos não permitidos por meio da tentativa de senhas infinitas. O ideal é que o login seja de difícil adivinhação, portanto, também não é aconselhável que o blogueiro configure o próprio nome como administrador da página. No lugar de Pedro ou João, escolha palavras como “gerente” ou “redator”.
3. Escolha uma Senha Forte

Outra ação importante no combate às invasões é a escolha de uma senha forte. Ela é o principal bloqueio de acesso ao seu blog e merece especial atenção. Fuja de termos óbvios como sua data de nascimento, por exemplo. O ideal é que a senha seja formada por pelo menos oito caracteres compostos por números e letras (algumas delas em maiúsculo). Ela não deve conter palavras completas, especialmente o nome do usuário ou da marca. Sua senha ficará ainda mais forte se utilizar símbolos do teclado (* - @ - % - $).
4. Utilize um Plugin de Captcha

Você sabe o que é captcha? Essa é a sigla para o termo “Completely Automated Public Turing Test to Tell Computers and Humans Apart”, ou seja, trata-se de um plugin que diferencia computadores de humanos de forma automatizada. O plugin é uma importante barreira de acesso e deixará seu blog ainda mais seguro contra possíveis invasões. Ele evita a quebra de senhas por robôs e também combate a ação de spammers que usualmente deixam comentários indevidos na página.

O captcha garante que o internauta é um humano, por meio da apresentação de desafios a serem resolvidos. Na versão mais comum, o plugin mostra letras e números em formatos distorcidos para que o usuário digite em um campo ao lado. Há, no entanto, versões mais dinâmicas! No caso do Wordpress, você poderá escolher entre vários plugins diferentes, entre elas os captchas em formato de operação matemática e até mesmo de jogos rápidos.
5. Trabalhe com uma Conexão Segura

O empreendedor também deve garantir que a digitação do nome do usuário e da respectiva senha ocorra apenas quando houver uma navegação segura. Para isso, deve-se usar conexão em HTTPS. Essa medida evita a interceptação de informações transferidas entre o navegador do cliente e o blog. Na pior das hipóteses, se os dados forem capturados não poderão ser lidos ou utilizados, já que estarão criptografados.

Mas, afinal, como garantir a conexão HTTPS em seu blog? Para começar, você deve, necessariamente, ter o certificado SSL já instalado no host, cuja presença é indicada pela imagem de um pequeno cadeado no canto da barra de tarefas. Para aumentar ainda mais a segurança, você pode instalar o plugin Force HTTPS, que força esse tipo de conexão para manter o blog protegido o tempo todo.
6. Defina funções para os usuários

Se mais de uma pessoa utiliza a área administrativa do blog, é essencial que se crie um login específico para cada uma delas. É importante que apenas você, dono do blog, tenha total liberdade de navegação dentro da área restrita. O restante dos usuários deve ter funções bem definidas. Pode parecer uma medida drástica, mas é muito importante porque evita transtornos sérios!

Já imaginou se, acidentalmente, alguém altera as configurações da home e deixa o blog totalmente desordenado? Ou então, se após um desentendimento, um dos redatores resolve se vingar e publicar textos indevidos para manchar a imagem da página? São problemas que podem acontecer, então previna-se! Se seus colaboradores geram conteúdo, devem conseguir apenas fazer as publicações dos textos. Da mesma forma, o designer da página deve ter acesso apenas às configurações de layout. E assim por diante.

Estabeleça boas práticas de segurança!

Você quer garantir proteção? Então crie uma mentalidade de segurança! Entenda que as ferramentas listadas acima vão aumentar a blindagem do blog contra possíveis ameaças, mas devem ser aliadas a boas práticas que evitam transtornos também relacionados ao tema tratado nesse post. Entre elas, estão a instalação de um bom antivírus e o uso de máquinas seguras ao acessar o dashboard do blog. Também deve-se ter atenção ao clicar em links enviados por e-mail ou pelas redes sociais.

Outra questão essencial é o cuidado com o uso das senhas. Algumas pessoas utilizam a mesma senha (ou com pequenas variações) para variadas plataformas – incluindo e-mails, redes sociais e blogs. Isso aumenta a vulnerabilidade do empreendedor, que pode ter não apenas uma, mas várias contas invadidas. Portanto, nada de preguiça! Defina senhas diferentes para cada perfil e procure memorizá-las (nada de salvar no celular ou no computador)!

O blogueiro deve ainda providenciar backups do blog. Nenhuma ação é 100% segura na Internet. Por mais que se previna, o empreendedor sempre estará sujeito a invasões ou às ações dos spammers. Então é importante estar preparado para o caso de um possível ataque bem-sucedido, por meio da realização de cópias frequentes.

Passe a sensação de segurança ao seu cliente

Para terminar, tenha em mente que o blog deve ser um ambiente seguro tanto para o administrador quanto para os consumidores. Isso quer dizer que, ao proteger a página, você contará com uma série de outros benefícios. Se encontrar um ambiente seguro, livre de ameaças, o cliente terá a sensação de profissionalismo. Ele vai se sentir confortável para clicar nos links dos anúncios e efetuar as compras. Quem sai ganhando é você! O blog ganhará mais credibilidade, maior audiência e também melhores índices de vendas!

Gostou das dicas? Pronto para deixar seu blog à prova de ameaças? Deixe aqui seus comentários e revele quais estratégias pretende usar!

Comentários

  1. Ótimas dicas! Para ter o meu site bem protegido eu contratei um certificado SSL e hospedei meu site na Hostinger ( https://www.hostinger.com.br/hospedagem-de-sites ). Tem custado bem barato, pois tem planos de hospedagem barata a partir de 5,56 por mes, e no plano business o certificado SSL sai de graça para implementar. Isso oferece maior segurança tanto para mim quanto para os usuários do meu site.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

5 dicas para rentabilizar seu blog e ganhar dinheiro

Muitos blogueiros querem encontrar uma forma de gerar rendas de seus blogs. Outros não sabe como fazer e nem por onde começar. Neste artigo irei publicar 5 dicas para rentabilizar seu blog e começar trazer algum dinheiro de seu trabalho de blogagem. Espero que as dicas sejam úteis. É muito importante se atentar e seguir todas os 5 passos tudo certinho para n]ão cometer error, são dicas simples, com um efeito tão grande quando é botado em prática, então não disperdiçe-as! 1- Publicidade Incluir anúncios em seu blog é a maneira mais óbvia de seus esforços de blogueiro. Os anúncios podem vir em formas de link de texto, banners, e opções de publicidade disponível que você pode facilmente obter lucros através de programa de afiliados como o Google Adsense que é um dos programa de publicidade mais comum disponíveis para blogueiros, claro que existe muitos outros. Claro que aqui eu não irei falar, pois estou apenas abordando o tema, no qual você possa saber de onde também é possíve

2 e-books grátis

Recentemente, tive a honra de poder participar de dois e-books. Sempre quis participar de um, mas nunca tive a sorte, como sempre gosto de participar de promoções em blogs por aí, tive a sorte em dobro! No artigo de hoje, mostrarei a vocês dois sensacionais e bem elaborados e-book, onde você possa receber um total conhecimento, transmitidos por diversos blogueiros, e alguns parceiros aqui do Informação Blogger. Primeiro e-book Há alguns meses atrás meu querido amigo  Gustavo Freitas , lançou um desafio aos blogueiros, e como disse anteriormente, que sempre participo de desafios, não pude deixar de participar desse, e no desafio, tínhamos que escrever " a importância do feeds e feedburner para um blog" , fiz minha parte e meu artigo foi pra lista dos artigos! E como a sorte estava do meu lado neste dia, também tive a honra de participar do e-book. Você pode baixar gratuitamente este e-book clicando na imagem abaixo, e tenha todo o conhecimento da importância dos

Personalize o Google+ seguidores do Blogger

Já tá sabendo? Foi postada uma nova atualização do gadget de seguidores do Google+,agora você que possui um blog no Blogger e tem este gadget instalado,você pode personalizar,deixando assim ainda mais bonito para você seus leitores e seu blog. Leia também >  Conheça o Novo Gadget de seguidores do Google+ para o Blogger O Gadget tem duas opções,de personalização para o Google+ seguidores: 1- Primeiro você tem uma pequena prévia de como fica o gadget antes de ser instalado,em seu blog.Você pode ver verificando a imagem abaixo;  2- Agora você pode redimensionar a janela e configurar para diferentes cores de fundo do seu blog, por isso esta opção fica melhor em modelos personalizados. Na personalização você tem as opções de ajustar o tamanho do gadget: Automaticamente ou Manualmente. E mais em baixo a cor do tema, você terá também duas opções : Texto em fundo escuro e Texto em Fundo Branco Espero que esta atualização, seja útil e ae o que acharam da atuali