Proteja seu blog de Hackers

E cá estamos com mais um artigo falando sobre segurança de blog ou como deixar sua conta segurar! E vamos falar muito disso aqui no decorrer do tempo. Mas na dica de hoje, irei ensinar como deixar sua conta segura, sua conta do Blogger, já que o foco principal aqui é sobre essa plataforma. No Wordpress existe diversos plugins de proteção, como não sei quase nada de Wordpress e sim do Blogger, as dicas de hoje estará relacionadas a contas do Google/Blogger.


Já lidei com muitos casos de roubos de blogs, dentro do fórum do Blogger, e um caso me intrigou demais quando tentei ajudar um usuário, e só depois descobri que o caso dele se tratava de hijack, já ouviu falar nesse termo? Pois é, isso acontece quando alguém invade sua conta, e rouba seu blog, transfere o blog, e continua sendo usado normalmente, como se nada estivesse acontecido. Mas ainda bem que tudo foi resolvido no final das contas. Mas não pense que é fácil fazer isso.

Assim também como não pude ajudar, em um caso que o blog foi rackeado, e o dono mesmo seguindo todas nossas dicas, depois de ler tantos e tantos tutoriais a respeito, o mesmo não conseguiu recuperar sua fonte de informação online e sua fonte de renda. Fiquei chateado ao ver que não pude ajudar, mas como poderia ajudá-lo diretamente e fazer o que?

Só espero que isso não aconteça com você e seu blog, nada relacionado a roubo de contas, nada disso. E foi de ver tantos e tantos casos no fórum resolvi criar este artigo, ensinando parcialmente como se livrar e evitar esses tipos de problemas. É importante ler atentamente o que diz o artigo, pois uma falha, pode ser fatal. Lembre-se que o artigo não ensinará a você a recuperar seu blog roubado, mas sim, como se proteger, porque quem se preveni nada acontece, né verdade?

Pra começo de conversa, essas dicas não vão orientá-lo a ter uma senha dificílima ou esconder algo para que ninguém descubra, o processo de hoje é sobre a verificação em duas etapas, um sistema criado pelo Google para proteger sua conta.

Proteja sua conta do Blogger com a verificação em duas etapas

Primeiramente você tem que entrar neste link: https://accounts.google.com/b/0/SmsAuthConfig?hl=pt_BR
Ao clicar em "configurar", mostrado na tela do link indicado, irá pedir para você fazer login,
Abaixo temos um mini-tutorial divido em 4 passos, vamos ensinar um por um.

1º passo - Feito isso, basta você inserir o número de seu telefone, incluindo o DDD, e solicitar o código.

Após receber o código insira no campo em branco. E clique em "Enviar código".

2º passo- No passo dois, você digitará o código enviado a partir de seu dispositivo móvel, basta abrir a mensagem, e digitará o código, como mostra a imagem abaixo;

3º passo - Neste passo você apenas terá que ler a mensagem antes de seguir para o próximo passo, na mensagem diz apenas se você deve marcar a caixinha caso o computador em que esteja fazendo este processo seja confiável, se sim, marque. Se não for, não é necessário, mas não se preocupe, pois mesmo não marcando sua conta estará segura. Vale lembrar que se você marcar, o sistema não pedirá um código toda vez que você fizer login! ;)

4º passo - No último passo, você apenas ficará ciente de tudo que já disse anteriormente, de que você receberá um código todas vez que efetuar login. E se você perder seu celular, você poderá alterar na configurações.



Após a confirmação desses 4 passos, você terá acesso a uma página igual a esta da imagem abaixo;

Nessa página além você terá as opções de "Modo principal de recebimentos de códigos" e "Opções reservas para quando seu método principal estiver indisponível", muito importante saber disso.
No primeiro método, você pode editar o número do telefone adicionado, e "Alternar para aplicativos", para dá uma maior segurança com o sistema. Os aplicativos estão disponíveis para Android, BlackBarry e Iphone. Este processo é muito útil caso seu celular esteja sem sinal, ou quando o sms demora a chegar!


No método 2, você terá a opção de adicionar um número reserva, muito importante adicionar, se caso o seu principal for perdido ou roubado, você não terá problemas para acessar sua conta. E Você também tem a opção de código reserva. Basta você imprimir para seu desktop e deixar guardado, quanto mais seguro estiver sua conta e o acesso, melhor.

Outro ponto que gostaria de abordar, é sobre o e-mail que você receberá logo após a ativação do sistema, acho muito importante você se atentar em ler, pois lá contem informações muito úteis em aprimoração de segurança de sua conta, abaixo deixo uma imagem, de como será o e-mail enviado.


Conclusão: Você deve estar se perguntando, porque falei sobre só a verificação em duas etapas? Sim, sem essa configuração de segurança para sua conta, você está sujeito a qualquer tipo de ataque na internet, mesmo com a ativação você estará sujeito, mas com ela ativa, você se sentirá mas seguro na web, sem depender da ajuda de ninguém para recuperar sua conta quando a mesmo é hackeada. O legal, é que você fica protegido não só de perder sua conta do Blogger, mas também como, de seu Gmail, Google+ etc..
No artigo ensinamos passo a passo como configurar a verificação em duas etapas, como adicionar os aplicativos de gerador de códigos e como deixar sua conta segura. Aproveitando para finalizar, deixamos um link da página de verificação em duas etapas, falando um pouco mais e como aproveitar ao máximo esta ferramenta de proteção. 

Visite: Verificação em duas etapas, e envie seu feedback, é de comentários como o seu que o Google precisa para aprimorar seu sistema de segurança, se você tiver alguma sugestão ou algum erro que você encontrou! 

Share this

Related Posts

Previous
Next Post »